quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Você é viciado em malhar???


Overtraining, essa é a definição para quem é viciado em treinos. Mas você conhece os riscos desse vício? Sabe como evitar?

Praticar atividades físicas regularmente é essencial para uma vida saudável. Por outro lado, exagerar na dose pode trazer prejuízos para a saúde, além de prejudicar o treino. O overtraining pode ser caracterizado quando a atividade é tão intensa que os músculos não conseguem se recuperar entre um treino e outro. Este excesso pode trazer sequelas físicas e emocionais.

Conheça os sintomas e saiba como evitar o problema:

Sintomas

Segundo o preparador físico Ricardo Wesley, da Cia Atlhetica, “os sintomas do overtraining incluem fadiga, irritabilidade, insônia, perda de apetite, aumento da frequência cardíaca, queda de força e resistência muscular, que prejudicam o desempenho na academia”. O personal trainer explica que praticantes de qualquer atividade física são suscetíveis a desenvolver o problema.  Fernando Werneck completa: “Uma pessoa que treina além do que deveria também pode apresentar perda do apetite sexual”.


Consequências
“O overtraining afeta todo o corpo e pode provocar diferentes tipos de lesões musculares e articulares, insônia e diferentes doenças, já que o sistema imunológico também é afetado. Em casos mais graves, existe o risco de depressão. As mulheres ainda podem perceber desregulação do ciclo menstrual. Dependendo da prática esportiva, há maior propensão a tendinites e bursites”, diz Ricardo Wesley. 


Como evitar
Treinar mais forte e além do seu limite não é garantia de resultados rápidos. Colocar mais carga nos aparelhos de musculação ou passar horas na academia podem ter o efeito contrário no seu corpo. O preparador físico Ricardo Wesley explica que o corpo precisa descansar para que o sucesso do seu esforço seja percebido. “O ideal é ter sempre o acompanhamento de um profissional especializado. Ele será responsável por avaliar as séries e frequências de exercícios mais adequadas ao seu condicionamento físico, que devem ser obedecidas. Alimentação equilibrada e sono de qualidade também são muito importantes”, diz o personal trainer. 


Como tratar
Se você já tem os sintomas do overtraining, Ricardo Wesley recomenda: “Reduza drasticamente a prática de exercícios, aumente o período de sono e revise sua alimentação. Em casos mais graves, pode ser necessário parar de treinar por algumas semanas e até meses. Procure um fisioterapeuta para tratar possíveis lesões e também um médico, que vai avaliar pode avaliar com propriedade se a combinação de sintomas é proveniente da prática excessiva de exercícios”. O profissional não recomenda o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios por conta própria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário