segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Convite à reflexão: tragédia de Santa Maria


Prenderam um dos donos da boate Kiss e 2 integrantes da banda.
Vão prender o prefeito de Santa Maria por deixar a boate funcionar sem alvará?
Vão prender a Dilma por não impor uma legislação verdadeiramente eficaz em prol da segurança das pessoas em locais de grande aglomeração de pessoas?
Vão prender os donos de escolas, hospitais, estádios, cinemas, etc etc etc, que também não estão preparados para situações de risco?
E os bombeiros que além da responsabilidade de agir em momentos de risco também devem desenvolver atividades de instrução e precaução, e não tem condições de fazer. Manda pra cadeia também? 
E quando a gente paga os impostos para a polícia e bombeiros (partes integrantes da liberação do alvará) afim de ter a fiscalização e assistência dos mesmos em NOSSOS EVENTOS e a prefeitura NÃO MANDA NENHUMA EQUIPE para rondar o entorno, A GENTE PODE MANDAR PRENDER TB??? (e sei bem o quanto essa fatura nos custa)
O buraco é mais embaixo! Prisões para "acalmar a população", declarar um bode expiatório e que certamente não são definitivas, não adiantam nada! 
Que possamos elevar a discussão e realmente batalhar para que o Brasil se torne um país consciente! 
Claro que o Brasil está triste, foi uma FATALIDADE, mas não sejamos sensacionalistas e sim racionais e pro-ativos! Como vamos mudar isso? Os Estados Unidos mudaram toda sua legislação de segurança na década de 70, após um acidente como este. Lá, o mínimo de QUALQUER local que recebe um grande número de pessoas é de 3 SAÍDAS DE EMERGÊNCIA. Podemos fazer o mesmo?
Fico revoltado com a simplicidade da discussão que as pessoas estão jogando no ar!!!!!!! VONTADE DE GRITAR! E digo mais: TODOS ACHANDO UM ABSURDO que o segurança, SEM TER NOÇÃO DO QUE ESTAVA ACONTECENDO, barrou a saída de algumas pessoas. DAI EU PERGUNTO: e se NÓS FOSSEMOS O DONO DESSA BOATE e realmente fosse uma simples briguinha (como o segurança imaginou). Se ele tivesse deixado essas pessoas sairem, NÓS IRÍAMOS PUNIR ESSE SEGURANÇA OU PARABENIZAR POR ENTENDER DE MEDIDAS DE SEGURANÇA???
Em momento ALGUM isentei a responsabilidade dos que foram presos! EM MOMENTO ALGUM! ELES TEM RESPONSABILIDADES DIRETAS! Mas não são os ÚNICOS. São os responsáveis IMEDIATOS, sim! Mas não são os únicos! Ate pq serão soltos amanha ou depois... e ai??? Essa minha revolta começou ontem quando o governador do Rio Grande do Sul falou: "vamos apurar o caso". Ele deu essa declaração de noite. Apurar oq??? A versão do ocorrido é mais que oficial, o caso ta formatado. Dai fica parecendo que essa prisão é a medida de solucionar o caso, E NÃO É! Amanha ele pode virar e falar: "apuramos o caso, prendemos 3". E não é só isso que tem q acontecer...
E digo mais, se eles tivessem renovado o alvará o acidente ia acontecer DO MESMO JEITO! hehe Não é uma questão documental! Não temos uma legislação regulamentando ESTRUTURA de locais públicos. As resoluções são estaduais. Passou um bombeiro de Minas falando que o mínimo de saídas de emergencia exigidas no estado são duas. Se o espaço é de 100 pessoas ou 1.000, vai de acordo com o bom senso do dono fazer mais ou não. E ai? hehe

E agora está até engraçado as baladas tirando foto de alvará e postando... Então quer dizer que se a Kiss TIVESSE alvará, a tragédia não ia acontecer??? hehe Galera... alvará NÃO tem a ver exclusivamente com ESTRUTURA FÍSICA DO LOCAL, basicamente trata se a prefeitura e o governo estão avisados que o local existe pra recolher IMPOSTOS, se a saúde pública tb está sabendo, se a polícia está sabendo (devido a horários) e trata das condições MÍNIMAS DE SEGURANÇA (se tem extintor de incêndio, isolamento acústico e em Minas pede um mínimo de 2 acessos de emergência, ou seja, se a balada tem 2 portas ta beleza). AGORA... se tem alguém q saiba usar ou não o extintor, FODA-SE! Se tem alguém PREPARADO pra orientar e acalmar o povo se pisando num acidente, foda-se. 
A questão não é DOCUMENTAL e sim ESTRUTURAL. 

#desabafo #semMais #boaSemana #queDeusIlumineAsFamílias


Nenhum comentário:

Postar um comentário